Sobre a Revista
Hygeia
Hygeia é uma Revista para divulgação da produção acadêmica e científica e tem como foco os temas da Geografia médica e da saúde, em interdisciplinaridade, tanto com as áreas da epidemiologia como da Saúde coletiva. É uma revista do Programa de Pós-graduação Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O formato eletrônico permite o seu acesso rápido e amplo, proporcionado pelas facilidades da Rede Mundial de Computadores (internet). Os resultados de investigações científicas e elaborações teóricas aqui publicadas se prestam a ampliar as oportunidades de acesso ao debate acadêmico para pesquisadores, professores e alunos universitários que se interessem por este tema.
Foco e Escopo
A Revista tem por foco os temas da Geografia médica e da saúde, em interdisciplinaridade, tanto com as áreas da epidemiologia como da Saúde coletiva. Por escopo tem a divulgação científica e o livre acesso aos resultados da pesquisa científica. A revista é multilíngue e, publica trabalhos em português, espanhol, inglês. O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial desta Revista.
ISSN
1980-1726
Qualis Capes
A Revista Hygeia está classificada com Qualis A1.
Periodicidade
A Hygeia é uma revista eletrônica, com publicação anual por volume.
Política de Acesso Livre
A Revista Hygeia possui acesso aberto e gratuito, não cobrando dos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.
Processo de Avaliação pelos Pares
Primeiramente, os manuscritos submetidos à Revista Hygeia, antes de serem encaminhados para avaliação pelos pares, passam por uma análise desk review. A proposta do desk review é a de permitir que o(s) autor (es) dos artigos apresentados tenham uma resposta rápida sobre a viabilidade, ou não, de seguir no processo de avaliação para publicação de seus textos na Hygeia. Serão considerados na avaliação sua pertinência ao foco e escopo , cumprimento das normas de submissão (listadas nas Condições para submissão e nas Diretrizes para autores), verificação de plágio (por meio de software específico), qualidade e sua contribuição ao avanço do conhecimento e interesse da revista pela temática.
Atendendo aos requisitos, os artigos são imediatamente encaminhados a 2 (dois) pareceristas do Conselho Científico da revista ou pareceristas ad hoc, em avaliação cega por pares (os artigos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria). Todos os avaliadores são especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Geografia e ciências afins e reconhecidos nos temas tratados.
Os avaliadores darão pareceres sobre a qualidade científica do trabalho, de acordo com os seguintes parâmetros: Originalidade, Relevância científica, Coesão, Clareza, Qualidade gráfica das figuras.
Em caso de pareceres conflitantes, os trabalhos serão encaminhados para um terceiro revisor.
Com base nas avaliações dos pareceristas, os editores farão o encaminhamento pertinente, que poderá ser uma das 3 (três) opções: aceitar, solicitar modificações ou rejeitar o artigo.
Quando os avaliadores solicitarem modificações nos trabalhos, os autores terão um prazo para realizá-las e estarão sujeitas a uma nova avaliação cega pelos pares. Caso as solicitações dos pareceristas não sejam cumpridas, os textos serão recusados pela Equipe Editorial.
Os editores reservam o direito de convidar especialistas de notório reconhecimento na área para publicarem pesquisas e estudos, sendo, nesse caso, os editores os próprios avaliadores.
O tempo médio entre a submissão e o parecer final de avaliação é de aproximadamente 6 meses.
Procedimento de publicação de artigos
Uma vez que as submissões ocorrem em fluxo contínuo, os procedimentos de análise da Revista Hygeia também são realizados continuamente.
A publicações ocorrem em fluxo contínuo. Assim que um artigo é aprovado para publicação, entra na fila de publicação e logo são publicados. Este modelo confere maior celeridade ao processo de editoração, reduzindo o tempo entre a submissão e a publicação online dos textos completos.